Meu marido foi barbaramente assassinado, quando faltavam apenas dois meses para o nosso casamento-Akssana Panzo em entrevista(Exclusivo)


Akssana Panzo é uma jovem angolana, apresentadora de televisão, do programa «Mulheres em Focos», e também comentarista do programa «Polémicas», ambos do canal Palanca tv, disponível na operadora DSTV. O nosso site convidou a mesma, para  uma entrevista  aqui no nosso site, ora convido-vos a todos a conferirem esta entrevista até ao final, para que, de facto conheçam essa brilhante apresentadora da televisão angolana.

.
Como é que começaste a fazer televisão?.
.
Eu tive o desejo, não é? desejo, eu não vou dizer sonho, porque eu gosto muito de dormir, então aquele momento de sonhar eu gosto é de realizar, portanto eu sempre tive desejo de fazer parte de uma cadeia televisiva, e até porque quando criança eu sempre ansiei mesmo ser jornalista, então razão pela qual hoje faço este trabalho, sou muito feliz ao fazer o que faço. Quando eu tinha os meus 16 anos de idade eu já brincava como jornalista em casa, e sempre falei muito, essa particularidade, sempre falei muito e às vezes já fui vista de muito boqueira, <gosta muito de falar, ela tem de ser jornalista ou apresentadora, para mostrar essas falas>, e daí surgiu então esta possibilidade de entrar para me formar, fiz uma formação a priori, de jornalismo no centro de formação no prenda, um dos professor do centro de formação acho que foi o André Estives, que acho que ele está no jornal Expansão, é director, e também é alguém que ensinou-me bastante. Hoje eu sou o que sou graças a ele, e também é meu amigo pessoal, é uma pessoa que deu muita garra para que se tornasse possível essa vontade de eu ser uma apresentadora actualmente, e hoje estou aqui depois de sair da formação, uma formação opcional, fui aceite por bem. Eu estava a fazer o curso de ciências físicas e biológicas no ensino médio, mas depois comecei a fazer relações internacionais, mas vi que estava a fugir do meu foco, logo pousei os meus pés bem no chão, que é para eu puder ver para onde vou, com quem vou, e por que vou, porque eu vi que estava a ir com muita gente, queria ser jornalista a sair a fazer relações internacionais e tudo mais, então depois de ter os pés bem assentes no chão, achei por bem seguir o jornalismo, e fui fazer jornalismo ao Brasil, e fiquei lá por cinco anos, e quando regressei a Angola, comecei a procurar emprego, embora o nosso mercado não facilita, cheguei a fazer casting na tv Zimbo, e TPA, mas não tive sucesso. Era sempre aquela <vamos ligar, pois foste muito excelente>, mas depois parece que alguém passou na frente, e você espera pela ligação, mas todas que você atende nenhuma era sobre os casting. Eu não sou muito de recuar, se eu recuar é para contornar, e logo achei por bem começar do pequeno, pois estive a querer coisas grandes. É que nem no futebol, normalmente há equipes que começam na segunda divisão, e só depois vão para a primeira, e foi assim que eu pensei, ir para a segunda divisão começar pela tv Comunitária, fui fazer o  teste(era no belas na altura), e quem estava lá era o Papy tchulo, e na mesa dos jurados estava um dos apresentadores da tv Zimbo, consigui parar, por acaso é uma das melhores televisão que existe no país. Eles disseram-me que eu sabia muito bem fazer televisão, e comecei a ser vista, nas conferências de imprensa eu sou aquela que levanta. Eu só juntei o útil ao agradável, eu gosto de aparecer, e também gosto que as pessoas apercebam-se que eu estou aí, eu não gosto passar desapercebido, senão choro. Mas fui bem aceite na tv Comunitária, comecei a trabalhar, e foi quando surgiu-me o convite de fazer parte da Bwe Vipe, logo despedi-me da tv Comunitária e fui para revista Bwe Vipe, fiquei na Bwe Vipe durante um tempinho, e depois surgiu-me o convite para a rádio nacional da Angola, a fazer parte da rádio Cazenga no programa Circuito nocturno, e quando arranjei o meu actual marido fui viver ao Talatona, e não dava muito jeito, para eu poder continuar na rádio Cazenga, devido a distância, pois eu entrava na rádio às 21h e saía às 00h, mas surgiu-me novamente um outro convite para a Palanca Tv, e aceitei o convite, e agradeço a todos da Palanca tv por terem me ensinado muito, pois nunca havia feito televisão como tal.

Eu não sou muito de recuar, se eu recuar é para contornar   


À tua aparição na Palanca tv data desde quando?.
.Eu faço apenas três anos na palanca Tv, mas a Palanca Tv faz quatro anos.

Sempre foi um sonho fazeres televisão?.
Sempre foi um gosto, uma vontade, eu costumo a dizer que às noites são feitas para dormir, e o sonho normalmente não faz parte do meu vocabulário, porque ao invés de sonhar eu realizo.
Gostavas de apresentar um outro programa que não fosse da autoria da palanca tv, e nem disponível nele?.
Sim! Gostaria, pois eu gosto de desafios.

Qual tem sido à tua relação com os apresentadores nacionais?.
.
Tem sido boa, e não tenho problemas com nenhum apresentador angolano, respeito-os, posso não gostar, pois eu tenho essa particularidade, eu acho que estamos todos a somar e seguir a bom rítimo.

Stela de Carvalho, Edvánia do Carmo, Zuleica Wilson, Hénesse Cacoma, Partícia Pacheco, e Edusa Chindecasse, com qual destas apresentadoras te identificas?.
.
Nesta lista não foi mencionado o nome da apresentadora com a qual me identifico, porque quando eu era mais magra as pessoas me diziam <tu apresentas o programa igual a Marlene Amaro>, ela já estava no janela Aberta(programa da TPA 1). Mas eu gosto do trabalho dos nomes supracitados, principalmente o da Zuleica Wilson, pois acho Zuleica Wilson uma mulher muito inteligente, e uma mulher com uma personalidade única, A Stela de Carvalho várias são às vezes que já fui ao programa dela convidada por ela, é também uma mulher muito inteligente, apesar de ser um pouquinho exagerada, mas é inteligente e também gosto do trabalho dela, já a Edvánia do Carmo gosto dela, pois já trabalhamos juntas aquando repórter, e também respeito o trabalho dela, mas não me identifico com nenhuma delas.
Acho Zuleica Wilson uma mulher muito inteligente, e uma mulher com uma personalidade única.
Qual é o teu melhor programa de produção nacional?.
.
Eu diria que é o meu programa <Mulheres em focos>, mas eu não posso ser orgulhosa, pois eu gosto do A tarde é Nossa, programa da Zuleica Wilson, se calhar é por isso que eu vejo ela como uma mulher muito inteligente.

Te sentes uma apresentadora realizada?.
.Realizada não digo, mas feliz sim! Pois faço aquilo que eu gosto.

Quais são os traumas que marcaram à tua infância?.
.
Umas das situações que marcaram-me, não só a minha infância, mas também o momento da procura de um trabalho precisamente em televisão, foi quando eu apanhei gastrite, pois tive de ficar várias horas na tv Zimbo, havia um casting e eu não tinha dinheiro para comer, chegamos lá às 06h da manhã e apenas fomos atendidos às 17h, e cheguei a casa com o estômago completamente aquecido, e em vez de tomar um leite, fui logo meter uma comida pesada. Comecei a sentir o estômago a doer, e fui parar ao hospital, e logo diagnosticaram que eu tinha contraído a gastrite. E umas das coisas tristes quando lembro-me foi o momento que estávamos a lutar pela vida, eu e à minha família toda, naquela altura eu ainda zungava com à minha mãe, e num belo dia à minha mãe não tinha nada para nos dar, e teve de ir buscar folha de gimboa no quintal das vizinhas, ela tinha de fazer uma canja, para o meu irmão mais velho que esteve doente, ele também ajudou no meu crescimento, para que eu me tornasse a Akssana que sou Hoje, e sou grata a ele, ele é o nosso chefe de família, porque o meu pai já é falecido. Ele esteve muito doente e a minha mãe tinha de fazer algo para ele comer, ela foi buscar as folhas de gimboa e com um pouquinho de arroz que lá tinha, fez uma canja, para ver se comêssemos todos, e se calhar levantar o ânimo do doente, ao cozinhar umas das brasas foi ao pouco de roupa que tínhamos, e ficamos sem roupa para vestirmos, foi um momento muito difícil, portanto hoje eu digo as pessoas: <deixa-me fazer à minha vida, se me virem a postar uma foto nua, deixem-me fazer à minha vida, pois eu já sofri muito nesta vida, e eu ja vi muito à minha mãe a sofrer por nós>. Nós tínhamos de vender água fresca que também não era nossa, era da vizinha, e à minha mãe tinha um dia na semana, para ela. E umas das coisas que me faz não desvalorizar as pessoas é o que eu ja passei.
umas das coisas que me faz não desvalorizar as pessoas é o que eu ja passei
Qual foi a decisão mais difícil que já tiveste de tomar na sua vida?.
.
Foi deixar alguém que vinha comigo, eu tenho dois filhos da primeira relação quando era miúda, eu não vivi com o senhor com quem fiz estes dois filhos, pois a gente separou-se e eu decide continuar com à minha vida. Hoje eu apelo as meninas que ter filho não impede ninguém de lutar na vida. Eu lutei com mais forças quando eu tive os dois filhos, e hoje eu sou a Akssana que sou. Depois eu arranjei um noivo que foi barbaramente assassinado quando faltavam dois meses para o nosso casamento, e quando digo barbaramente, é mesmo barbaramente. Ora, ele estava no Zango e eu no Palanca, ele estava esperando pelo casamento, e um belo dia eu ligo para ele, ele tinha um hábito, ele ofereceu-me um carro, mas mesmo assim ia buscar-me sempre, dizendo que eu sou uma princesa e não posso conduzir. Ele foi um excelente homem na minha vida, eu lembro dele não com lágrimas, mas sim com sorrisos. Ele acordava-me com mensagens de amor, e um dia eu ligo para ele e não atendeu, afinal de contas ele tinha dito ao irmão que ele foi comprar comando da Tv, saiu com o carro e não voltou, dias depois ele foi encontrado amarrado e morto no Calumbu, e o carro apareceu em Viana, eu fiquei um palito, porque não conseguia digerir a situação, e nesta ordem de ideias, eu queria ter um namorado o mais rápido possível, porque eu pensei que ia morrer, queria alguém que me amasse, razões pela qual eu arranjei um moço que enganou-me bastante, ele não trabalhava, mas disse-me que era jogador, mas quando ficou comigo não fazia patavina nenhuma, não trabalhava era um mata mosca em casa, mas ainda assim ao invés de de contar-me a verdade mentiu-me sempre. Eu gosto de homens realistas, e como diz o meu companheiro Abel Epalanga Chivucuvucu <só resolve seu problema quem conhece seu sofrimento>, se mostrares que vives bem ninguém te vai ajudar, mas ele não fazia isto. Ele mentiu-me que tinha uma casa no Kilamba, e uma outra no projecto da juventude, mas tinha apenas um beco no projecto da juventude, ele mentiu-me também que jogava no interclub, Ele pensou que por eu ser apresentadora e se ele disser que não tem nada, o deveria deixá-lo, mas eu não sou assim, pois para mim o homem só tem de ter vontade de vencer, vontade de ser alguém. Eu nunca conheci um homem mais mentiroso como aquele. Namoramos durante seis meses, ele fez a apresentação e pedido, fez tudo rápido, porque queria que fosse eu a pessoa que lhe tirasse da pobreza. As mentiras dele mataram os meus sentimentos por ele, passei a sentir nojo por ele. Logo fiquei sem saber como contar à minha família que as coisas que eu dizia sobre aquele homem era mentira.
  só resolve seu problema quem conhece seu sofrimento
Quantos filhos tens?

Eu tenho três filhos, dois da primeira relação e uma filha da actual relação e ela está apenas com dois meses. 

Ja te sentiste menos atraente durante a gravidez e com medo de ferir o bebe no acto sexual?.
.
Já sim! E várias vezes. No princípio da gravidez até aos nove meses sentia-me muito gorda, mas felizmente sempre tive um companheiro que mentia-me que estou bonita, ainda não me sinto tão atraente assim, porque estou a sair do corpo da maternidade.

Já deixaste de fazer sexo apenas no intervalo do sono das crianças, morrendo de medo que eles acordassem?.
.
Já sim! Por acaso aconteceu a bem pouco tempo com à minha filha.

É fácil para ti perdoar, e aceitar o passado de alguém?.
É fácil perdoar, mas esquecer é um pouquinho difícil, e tem sido um entrave para aceitar o passado.
Que estratégia seria eficáz, para mudar a situação actual do país?.
Não exonerar, e prender os chamados de morimbondos, e a implementação das autarquias locais, são as estratégias eficazes para se mudar a situação actual.

Qual é o impacto do dinheiro na tua vida?.
.
O dinheiro não tem muito impacto, porque não é o dinheiro que me trabalha, sou eu quem trabalho o dinheiro, não sou uma mulher muito mediática, por isso acho que o dinheiro não tem muito impacto na minha vida.

Quando vais as compras já sabes o que vais comprar?.
.Ja sim! Pois eu compro apenas o essencial, e o que não é, é descartado.

Quais são as coisas de que mais gostas?.
Gosto de passear, mas também sou muito preguiçosa, gosto de ambiente sonoro, gosto muito de ir a praia à noite, só para ouvir o barulho das ondas, eu costumo a dizer <se queres que eu te diga sim, leva-me para ouvir barulho das ondas>.

Qual é o sentido que encontraste da vida?.
Eu acho que o que me motiva a continuar em pé, e o sentido que faz ver a vida de uma forma menos frustrante, é o sofrimento das pessoas, pois motivam-me, se eu conseguir ser alguém eu acho que ajudaria todo mundo.

Qual foi a perda mais dolorosa que sofreste?.
A perda do meu pai, mas eu não fui muito amiga do meu pai, ele era muito ciumento, e nem gostava de ver as filhas conversando ao portão de casa, deu-me muitos cocos, não cultivei muitos sentimentos pelo meu pai, e o meu pai para mim não foi um grande exemplo, porque teve momentos na vida que eu cheguei a pensar que eu não era filha do meu pai, pois tratava-me de um geito muito brutal. Eu senti mais a morte do meu noivo, a meu pai.
não cultivei muitos sentimentos pelo meu pai, e o meu pai para mim não foi um grande exemplo.

 Daqui para frente o que é que podemos esperar da Akssana Panzo?

Podem esperar um programa informativo, por acaso os meus fãs pedem sempre.

Ouve a entrevista completa em formato de áudio, pois alguns itens foram resumido no texto. 




Ou ainda baixa esta entrevista no botão a baixo.
Texto: Gouveia Malange
Edição: Gouveia Malange
Revisão: Gouveia Malange
Reportagem: Stiller Ortís